top of page
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

 

POR QUEM?

 

Em 1624.John Donne, poeta inglês, escreveu:

“...por isso, não perguntes por quem os sinos dobram: eles dobram por ti!”

Às vezes chato, mas sempre genial, Hemingway, escreve o muito interessante “Por quem os sinos dobram!" no período da guerra civil espanhola que antecedeu a segunda guerra mundial.

 

Fascistas e republicanos se confrontam desde muito tempo. Ruim é quando os fascistas (normalmente ditadores assassinos, ligados a ideologias que defendem e praticam os totalitarismos) tentam enganar as pessoas, se dizendo defensores da democracia.

Quando testemunhamos o “consórcio dos veículos da imprensa” que cerraram fila em torno do favorecimento ao projeto da “orcrim” para estabelecer uma ditadura comunista no Brasil, falar das comemorações do “dia da democracia” (ou qualquer coisa parecida), a ser comemorado no dia 8 de janeiro, precisamos nos perguntar: por quem os sinos dobram?

A verdade que parece se evidenciar, apesar de todas as falsas narrativas e ocultação das imagens do que aconteceu, que poderiam mostrar os verdadeiros fatos, é que um grupo contratado (sem nada a ver com os verdadeiros patriotas defensores da democracia), entraram (tiveram as portas abertas por quem deveria defender o patrimônio e os prédios e promoveram um quebra quebra, filmado e mostrado ao mundo - Inclua-se aí a presença do próprio chefe do gsi: abrindo portas, indicando caminhos, oferecendo água aos "invasores"). Ora, parece ser atribuição do gsi proteger o patrimônio público e os prédios federais. Por que não o fez

Instalou-se uma cpmi, dominada pela “organização” que, como roubou muito, tem muitos recursos e agora, tem as chaves dos cofres do nosso dinheiro (sempre bom lembrar que dinheiro público não existe). Infelizmente, elegemos parlamentares que, em sua maioria, não primam por valores éticos, parecendo ser bastante fácil comprá-los. Mais uma vez riram da nossa cara, protegendo e ocultando os mandantes e os verdadeiros criminosos a soldo, arregimentados entre o rebotalho dos partidos de esquerda, satélites e componentes da "orcrim". Com ações e falas dignas de picadeiro  em espetáculos de baixíssima qualidade. O que é importante, entretanto, são os efeitos nefastos gerados por essas ações, deixando a sensação de total "bundalelê", onde a verdade não tem chance de ser mostrada.

O consórcio se refere ao evento como tentativa de golpe contra a democracia promovida por terroristas da extrema direita.

Estranhamente, as pessoas (muitas seduzidas pelo que dizem os militantes da esquerda radical travestidos de jornalistas) não ponderam que cidadãos em torno de quarteis, espalhados por todo o país, pedindo intervenção militar, prevista no artigo 142 da Constituição Federal, contra o golpe esquerdista (que se mostrava claramente desde o início do governo Bolsonaro, e até mesmo antes com a tentativa de seu assassinato),  já estava em curso, clamavam pela manutenção da democracia e dos nossos direitos, não eram golpistas e muito menos terroristas. É estranho como muitas pessoas absorvem essas distorções mentirosas como verdades!!!

Quando vemos e ouvimos o “consórcio” propagando essas narrativas, junto com os verdadeiros  "gabinetes do ódio" (alguns identificados recentemente), com o fim único de ludibriar as pessoas e atapetar o caminho da ditadura comunista que, como todas as ditaduras, nos trará infelicidade, precisamos perguntar:

 

Por quem os sinos dobram?

Não se enganem: eles dobram por nós!

 

Por todos nós que amamos a liberdade, que acreditamos em valores cristãos, valores éticos, que amamos a verdade e a justiça! Por todos os  que queremos um país onde todos os cidadãos possam se expressar com dignidade e lutar livremente por seus sonhos (e que não se acredite que a luta pelos sonhos possa ser abreviada ou facilitada por governos ou governantes - quaisquer governos ou governantes). Por todos nós que amamos a verdadeira democracia!

Mas...principalmente por você que continua acreditando nessa gente que usa a bondade das pessoas, a ingenuidade, sua crença simples, muitas vezes seu raso conhecimento para impor essa demoníaca agenda do mal que só nos levará à ruína!

///////////////////

P R I M A V E R A   D E   P R A G A S 

Outubro. Primavera. É um período em que a natureza parece se renovar. Quem acorda um pouco mais cedo, ainda que morando em cidades grandes, pode ouvir pelas árvores que encontrar, um ruído muito agradável, de passarinhos despertando. É tempo de saírem os filhotes e refazer a vida!

 

No ambiente em geral, observamos uma nova predisposição. Retomada de projetos. Vontade de viver melhor, de correr, de realizar coisas. Vamos sacudindo dos ossos, os dias e noites frios do inverno.

As notícias, quando as encontramos mostrando a realidade e não criações imaginativas de “jornalistas” pagos para criar histórias em vez de mostrar e comentar os fatos, não têm sido boas.

Já indo para o décimo mês de um novo grupo administrando o país, o que vemos, não é, de modo algum, auspicioso.

Desmandos, atos ilegais, aparelhamento e consequente ineficiência de instituições públicas (ineficiência é o piso na escalada de distorções) grosseiras falácias, perseguições absurdas a adversários, ou a quem o grupo que está no poder considere adversário...

Essas e outras coisas adversas do dia a dia, fazem com que essa primavera, se torne menos luminosa, apesar da explosão de cor e luz que nos cerca e que acabamos vendo sob uma perspectiva mais baixa.

Espero estar errado, mas para piorar o clima, o Tite vai para o Flamengo.

Parece uma “primavera de pragas”!

04/10/2023

////////////////////

À DIREITA

Tenho forte impressão de que haja um grande investimento em distorcer algumas coisas no Brasil, para que as pessoas se confundam e acreditem em coisas que não são reais. No campo da ideologia, isso é bem perceptível nesse momento.

 

Por isso é preciso ter bastante atenção com o que nos chega via veículos de informação, cuja finalidade não é nos dizer o que seja melhor para nós e sim o que é melhor para eles.

Uma coisa bem interessante que percebo é que há enorme desinformação sobre o que seja direita.

Direita e esquerda, num resumo bem simples no conceito de economia política:

- Direita – os recursos públicos são direcionados preferencialmente para promover desenvolvimento econômico.

- Esquerda – os recursos são direcionados preferencialmente para promover inserção social.

Teoricamente tudo muito fácil de entender. Na prática muito difícil de implementar. As sociedades são dinâmicas, complexas, muito difícil encontrar um modelo satisfatório.

Outra complexidade para se poder analisar nosso dia a dia, a definição do que seja democracia. Para não entrar nesse tema, vou dizer apenas que democracia pressupõe liberdade.

Algumas visões de esquerda, atualmente reunidas numa ideia coletivista de sociedade, tentam impor alguns conceitos, modificando e/ou suprimindo valores e princípios. Uma pregação muito interessante da esquerda, é que se você é de direita, você é um bárbaro preconceituoso, racista, homofóbico, tirano, cruel e sanguinário.

Então, vamos falar da direita.

Se você acredita em Deus. Se é religioso (católico, evangélico, espirita, espiritualista, macumbeiro, ou de qualquer outra denominação), você é com certeza de direita. A esquerda, não acredita em Deus. é intransigentemente materialista.

Se você entende que cada um deva viver sua vida como quiser, você é de direita, a esquerda entende que a vida deva ser vivida como ela prescreve.

Se você não é contra a homossexualidade, muito menos pelo contrário, mas é contra o lobby que se faz a favor dela, principalmente na mídia e nas escolas fundamentais com o objetivo de influenciar crianças na mais tenra idade, você é de direita, com certeza.

Se você é a favor da família, da ética, da retidão de caráter, da verdade, você é de direita.

Se você entende que as leis existam para serem cumpridas e aplicadas a todos. Leis diretas, claras, simples, sem muitas brechas para interpretações que permitam distorções para beneficiar esses ou aqueles infratores. Sim. Você é de direita.

Se o cinismo de políticos, o incomoda. Você é de direita.

Se a construção de narrativas por parte da imprensa, tentando criar uma versão dos fatos, travestindo a realidade, em nome seja lá do que for, o aborrece. Você é de direita.

Poderia elencar outros aspectos mas vou citar apenas mais um.

Se você é a favor da liberdade. Você é de direita.

23/11/2021

////////////////////

APOSTA CERTA?

Apesar de saber que a médio e longo prazos é um tiro no pé, entendo a atitude de grande parte da mídia e a quase totalidade do que costumamos chamar de grande imprensa quando se coloca de modo tão feroz contra o atual governo. Afinal perderam privilégios e, o pior, perderam recursos líquidos. Muitos recursos. Ouço dizer que em alguns casos, recursos na casa dos bilhões. É para querer tirar o chefe do governo, que comprou essa briga desde o primeiro momento a pescotapas.

 

Entendo mas não deixo de pensar que seja inaceitável. Veículos de comunicação são o olhar e a voz do povo. Por quais sortilégios vêm entendendo que a sua voz, o seu olhar (dos veículos de comunicação), quando traduzem os fatos criando narrativas mentirosas ou, na melhor das hipóteses distorcidas, expressam o sentimento do povo?

 

Quando canais de comunicação acumpliciam-se a setores do poder, a partidos políticos na defesa de interesses específicos desse grupo, produzindo mentiras, ou pelo menos colocando questões  fora  da esfera da verdade, no intuito de criar atmosfera para tumultuar as ações de um lado, e atapetar com pétalas de flores o outro lado, chegamos a uma situação muito perigosa.

 

O stalinismo, o maoísmo, o nazi-fascismo, são exemplos concretos e historicamente bem recentes do que se conseguiu agindo assim. É só deitar um rápido olhar à História. Os registros e a visão real das consequências disso, estão aí pelo nosso mundo.

 

Naufragados na incapacidade de criar lideranças consistentes e insensíveis aos gritos de mudança que a população, principalmente a mais carente, lança ao ar o tempo todo, partidos políticos e essa mídia estranhamente engajada numa política vil, embarcam nessa viagem, cujo fim não promete nada de bom.

 

Agir assim, deliberadamente, na quase certeza de saírem vitoriosos nesse processo, é uma aposta.

 

Será a aposta certa?

 

03/10/2021

 

/////////////////////

OS DOIS DIABOS

Em alguns círculos de algumas seitas, diz-se que existem dois diabos (pelo menos dois). A ideia permite muitas especulações. Confesso que gosto dela. Já escrevi sobre isso em outras oportunidades. Vamos brincar um pouco.

Parece que os dois resolveram vir se divertir no Brasil (Uma ideia quase aceita, é que circulam pelo mundo, agindo ora aqui, ora ali). Ficam um tempo maior ou menor em determinado lugar, dependendo do resultado de suas ações. Na atual oportunidade, estão aqui faz tempo (algumas décadas).

 

Uma ferramenta muito utilizada no momento é a total inversão da realidade dos fatos, com versões absolutamente distorcidas e amplamente divulgadas pela chamada grande imprensa.

 

Estamos chegando a um ponto onde toma-se a versão como a realidade. O que faz o diabo que gosta de mudar a ordem natural, criando uma outra ordem, não natural, sentir-se muito vitorioso.

 

O outro diabo, o que faz a ordem transformar-se em desordem também anda muito ativo.

 

Pontualmente, por exemplo, inspira a soltura de ladrões e bandidos de toda a procedência, enquanto desqualifica juízes. Inspira também a prisão de quem, irritado com esse estado de coisas, perde a linha e impreca contra tal estado de coisas. É a desordem total!

 

No médio prazo, vemos adoradores de Stalin e Mao-Tse-Tung, por exemplo, acusando o presidente atual (um pangaré de galocha) de ditador sanguinário e genocida. Dois tipos de pessoas acreditam e repetem isso: Os mal intencionadas de sempre e os incautos. O resultado é esse caos nosso de cada dia.

Bandidos de carteirinha, assumem postura de vestais, e ganham proeminência à frente de CPIs de nada.

Veículos de comunicação de massa, como “Josephs Goebbels” redivivos, manipulam números e fatos para iludir pessoas e construir narrativas.

Autoridades, sem qualquer representatividade(não eleitos), comandando o país a seu bel prazer e pior, acusando outras autoridades (eleitas pelo povo) de antidemocráticas.

Impunidade como lugar comum. Finge-se investigar e manda-se prender ao arrepio da lei, aqueles que não interessa ao “sistema” que fiquem em paz, tocando suas vidas. Ao mesmo tempo que  delinquentes, inclusive os já condenados com base em provas robustas estão à solta, rindo na cara das pessoas.

São muitas frentes. O diabos andam muito operosos e o terreno é bem fértil. O povo é bom e ao contrário do que querem acreditar alguns, uma grande parcela é quase ingênua. Quer acreditar em alguma coisa. Agarra-se ao que primeiro lhe aparece à frente, sem analisar nada.

 

Minha avó diria: Cuidado! Nem tudo que reluz é ouro!

Os coisas ruins andam por aí pelas esquinas do país, divertindo-se a valer com o quadro que se lhes descortina.

E nós...lascados!

17/09/2021

 

////////////////////

BATRAQUIOS E PANGARÉS

Criei certa expectativa com relação às consequências das manifestações de 7 de setembro de 2021 (é importante manter a esperança viva).Penso que não estive sozinho nisso.

 

Vejo algumas coisas muito erradas na condução do nosso país e acreditei que seria possível aproveitar o momento. Não para um golpe, mas aproveitar o grande contingente de pessoas mobilizadas, e tentar conseguir pelo menos acenar com a ideia da necessidade de mudanças. Ledo engano.

 

Assistindo hoje aos desdobramentos dessas manifestações, vieram-me à lembrança dois amigos muito queridos que cunharam expressões muito engraçadas para identificar certas figuras: Krusemark e Miguel Barbosa.

 

Krusemark costumava chamar os medíocres de micróbios. Quando a mediocridade era excessiva, os tachava de batráquios. Daqui para ali sentenciava com convicção: Não se pode esperar nada. É um batráquio!

 

Miguel classificava os incapazes e incompetentes como pangarés. Quando o sujeito era muito incapaz ou absurdamente incompetente, afirmava, com sorriso que se situava entre a compaixão e o aborrecimento mais profundo: é um pangaré de galocha!

 

Voltando às manifestações de ontem e ao que estou acompanhando hoje como respostas do mundo político, vou afirmar entre frustrado e profundamente irritado: estamos cercados de batráquios e pangarés!

 

O pior de tudo: eleitos por nós para cuidarem do nosso país, que vai aos poucos e a cada vez mais, aos muitos, se tornando o país deles!

 

O nosso? Ora, o nosso não lhes diz respeito. Só serve para financiá-los.

08/09/2021

////////////////////

...DE BANANAS?


- Cadê o cantor?


Não vai fazer o show. O ministro mandou calar. Não pode cantar. Tem que ficar quieto. E se não ficar: Xilindró!


- E o rapaz do caminhão... não sei o que lá do trovão?


Ninguém sabe. O ministro mandou prender. Disse que vai aparecer em Brasília dia 7, na hora do mais aceso das manifestações.


- E o deputado que fez referências deselegantes (segundo alguns verdadeiras e muito engraçadas) sobre os rabos dos ministros do STF?


O ministro prendeu. Considerou um inadmissível desrespeito às menções a si mesmo e aos seus pares. Prendeu, volteou o rabo para lá e para cá e não quer soltar.


- E as notícias sobre o movimento para a manifestação em Brasília no dia 7?


Tudo quieto. Os canais da televisão aberta, não noticiam nada, Por razões óbvias, não têm interesse algum em mostrar manifestações que, grosso modo, poderiam inspirar ações que lhes fizessem mostrar verdades e não as versões que lhes sejam vantajosas. As redes sociais estão desconfiadas, com medo do ministro mandar prender as pessoas e fechar os canais. Há “líderes” de partidos pedindo com urgência o fechamento do whatsAap!


- E os políticos decentes? Não estão gritando contra esse estado de coisas?


Estão enojados, mas com medo do ministro. Alguns simplesmente se calam. Outros ficam do lado do que pensam ser o mais forte, dizendo que a política é a arte do possível.


- E os outros políticos?


Calados. Ou acovardados.  Por medo do ministro, ou pior que isso, comprados pelo sistema. Afinal, é preciso tentar manter o “status quo” a qualquer preço. E o sistema sustenta o ministro que prende. Muito perigoso.


- E os caras que vieram roubando o país por tantos anos?


O ministro mandou soltar. Disse que está na Constituição.


- E o chefe da quadrilha?


O ministro mandou soltar. E mandou o juiz que condenou calar a boca ou o mandaria prender.


- E o dinheiro que roubaram?


O ministro mandou devolver. Afinal são todos considerados inocentes. Puros como anjos.


- E os caras que bêbedos pegam os carros e matam pessoas?


Quando presos em flagrante vão para as delegacias, pagam uma merreca a título de fiança e saem rindo. Quem morreu que se vire.


- E bandidos perigosos quando alcançados e presos a duras penas pela polícia?


Há casos em que o ministro manda soltar. Muitos casos. Diz que está na Constituição.


- E os congressistas nisso tudo?


Muitos envolvidos em falcatruas. Muitos processados (ainda que “de araque”). É engraçado vê-los arrotando espírito público. Definitivamente só legislam em causa própria, para dizer algo bem ameno, Uma lástima!


- Mas o que é isso?

Parece um país bem fora de ordem!

05/07/2021


////////////////////

IRRESPONSÁVEIS

Dei uma volta, hemisférica mesmo, pelo centro de São Paulo. Rodei a cidade e fiquei congelado. Mais que o frio, a exposição absurda da miséria e o absurdo abandono da cidade, quase me paralisaram.


Não há quem possa fazer algo?


Pensamos imediatamente nos políticos. Afinal, eles nos representam, e deveriam encabeçar a lista dos que nos sentimos ultrajados face a situação que se apresenta. Lamentável situação, diga-se de passagem.


Curiosamente, não vejo e nem ouço qualquer manifestação efetiva de denúncia contra esse estado de coisas e menos ainda qualquer iniciativa ou proposta para modificar o quadro.


Vejamos então, o número de políticos que poderiam ser um pouco mais responsáveis por São Paulo, particularmente a capital:

1 governador

1 prefeito

94 deputados estaduais

55 vereadores (na câmara municipal da capital)

70 deputados federais

3 senadores


Sem contar, evidentemente, o staff de cada um dos membros dos executivos e legislativos.

 

Se não cuidam bem da maior e mais rica cidade do país, e nem das pessoas menos favorecidas (que, por isso ou por aquilo vêm aumentando), para que tenham um mínimo de condição de sobrevivência. Cuidam de que?


As exceções, de tão raras, parecem não existir. 

 

Todos, ou quase todos, são muito irresponsáveis.

30/07/21

                                                                        ////////////////////

PALADINO

"O Brasil virou cemitério e isso não ficará impune!"

 

A afirmação cheia de um espírito prenhe de Justiça é do senador Renan Calheiros.

 

Talvez esteja certo. O que vem acontecendo no Brasil, incluindo o que diz respeito às questões surgidas ou evidenciadas durante a pandemia, merecem mesmo exame e

eventualmente punição.

 

Penso contudo, que o senador comeu mosca ou teve outras motivações para não aproveitar a fórmula e imprecar com seu espírito justiceiro:

 

Por exemplo:

"O Brasil parece ter virado um covil de ladrões e isso não ficará impune!"

 

"As decisões do STF, soltando bandidos e políticos corruptos está se tornando descarada e beirando o insuportável!"

 

Poderia elencar outras situações onde esse protagonismo do senador, embasado nesse espírito tão linkado à Justiça das causas, visando o melhor para o povo brasileiro estivesse atento e presente. Mas ele não apareceu...

 

Tem gente, evidentemente com má vontade com o bom senador, dizendo que sua aparente ressurreição deve-se apenas à defesa de interesses escusos...

 

Quanta maldade!

09/05/2021

////////////////////

bottom of page